É intuitivo para você que para aumentar a quantidade de projetos produzidos num período, é necessário aumentar a quantidade de projetos simultâneos? Se sim, é bom rever seus conceitos.
O aumento da produtividade é muito desejado e buscado pelos gestores de empresas ou departamentos que executam projetos e pode facilmente ser medido pela quantidade de projetos entregues dividida pelos recursos utilizados no período.
Aparentemente, utilizando-se do senso comum gerencial, a produtividade poderia ser aumentada de várias formas, algumas que parecem ser até intuitivas, mas nem sempre trazem os resultados desejados:
Iniciar os projetos o mais cedo possível e fazer muitos projetos ao mesmo tempo
Acelerar o processo de execução das tarefas – quanto mais rápido melhor
Não deixar máquina ou recursos parados - é preciso deixá-los sempre ocupados
Fazer os recursos executarem muitas tarefas ao mesmo tempo
Apesar de parecerem intuitivas, quase sempre essas ações NÃO geram aumento de produtividade como se espera, pelo contrário, elas reduzem muito a produtividade e impactam outros indicadores importantes como prazo, custo, recurso, etc. E caso ocorram melhorias, serão temporárias e não se sustentarão a médio-longo prazo.
... então, como fazer mais projetos com os mesmos recursos?
Os direcionadores listados abaixo são senso comum entre as várias metodologias de alta performance em execução de tarefas e projetos como: PMBOK, Critical Chain Project Management (CCPM), Agile e mesmo entre as metodologias de otimização de fluxo de fabricação como Lean e Teoria das Restrições. Por outro lado, nem sempre são de fácil aplicação já que não são tão intuitivas assim. Então, aqui vão algumas dicas:
Focar o recurso na execução de cada tarefa é a forma mais rápida de entregar cada uma delas e os projetos como um todo;
Montar uma lista de tarefas (fila) e definir prioridades para cada executor, ou seja, definir o que precisa ser feito agora e o que não precisa ser feito agora;
Identificar os recursos gargalos e atuar neles para resolvê-los, já que estes ditam o ritmo do sistema;
Fazer menos projetos ao mesmo tempo para fazer mais e mais rápido;
Planejar cada projeto é fundamental e estes precisam se subordinar à estratégia de execução! Não deve ser muito macro nem muito detalhado, mas precisa ser bem feito e atualizado;
Desenhar um fluxo de trabalho para ser espelhado em cada planejamento;
Criar indicadores fáceis de serem gerados e interpretados para saber se estamos na direção correta ou não;
A Simplix, com seus mais de 20 anos de experiência em Gestão de múltiplos projetos e recursos e Gestão Empresarial, entende que as várias metodologias citadas acima são muito mais complementares do que concorrentes e vem desenvolvendo sua própria metodologia incorporando o melhor dessas metodologias e assim, gerando resultados contundentes para seus clientes em termos de alta performance: Entregar mais projetos, mais rápido, no prazo, no custo e dentro do escopo! Tudo isso, de forma dinâmica e de fácil entendimento e operacionalização! É o que sabemos fazer melhor!
Quer saber como aumentar a eficiência do seu processo de execução de projetos? fale diretamente comigo: gibran@simplix.net.br.
O nosso negócio é otimizar o seu!
Comments