• Gibran Massabni

Os membros do seu time de projetos estão trabalhando na coisa certa?

Imagine que você ganhou um concurso, e uma celebridade irá passar um final de semana na sua casa, já é sexta-feira e você precisa organizar a casa, principalmente o quarto de hóspedes que está uma bagunça. Você então liga para seu marido, que já está em casa, e pede para que ele comece a arrumar a casa.


Quando você chega em casa, ele está cortando a grama do jardim, e nem sequer chegou perto do quarto de hóspedes e você, com razão, fica furiosa. Mas por que esse tipo de situação acontece diariamente, em muitos lares e, pior ainda, em muitas organizações mundo afora?


Quando foi pedido ao marido que organizasse a casa, sem explicitar o que deveria ser feito primeiro, os instintos humanos do marido decidiram por ele. Não significa que o marido não soubesse que era preciso arrumar o quarto de hóspedes, tampouco ele deixou de fazer por má intenção, o que se passou no cérebro do marido foi o seguinte raciocínio: “Para concluir a tarefa de arrumar a casa é preciso arrumar o quarto de hóspedes, abastecer a geladeira e aparar a grama. Bom, eu quase nunca arrumo o quarto de hóspedes, mas eu aparo a grama toda semana então será mais fácil começar por isso, além do mais, ainda posso tomar uma cervejinha durante o serviço.”


Não me entendam mal, não estou querendo dizer aqui que maridos não gostam de arrumar quartos ou só querem saber de beber, o que interessa nessa breve história é mostrar que todos nós seres humanos, independente de gênero, quando nos deparamos com uma escolha entre duas tarefas, vamos sempre preferir fazer aquilo que temos mais segurança, experiência e prazer, é perfeitamente natural.


Na gestão de projetos isso também acontece o tempo todo pois, embora nem todos enxerguem isso, um time de projetos é composto de, adivinhe só: Seres humanos.


Esse problema é comum e tem nome: Priorização, ou a falta dela.


A falta de priorização de tarefas é um dos maiores causadores de desorganização e atrasos dentro de um time de projetos e é incrível como tantos coordenadores de projeto esquecem disso.


Se o seu time sofre com a falta de prioridade na execução das tarefas, existe uma medida simples que pode ser tomada imediatamente e rapidamente diminuir a falta de organização e atrasos dos projetos: Organize as tarefas que cada pessoa deve executar em listas, e essas listas devem estar ordenadas por prioridade, de forma que no topo da lista estejam as tarefas mais importantes e que devem ser executadas primeiro. Isso já é o suficiente para inibir a tentação que as pessoas têm em querer fazer sempre o mais fácil primeiro.


Aqui na Simplix nós vemos times de projetos com problemas de priorização todos os dias e nós os ajudamos com nossa metodologia de seis passos para excelência na Gestão de projetos: Organização, priorização, padronização, integração, indicadores e otimização.


Se você ficou interessado e quer saber mais, fale diretamente comigo através do e-mail: gibran@simplix.net.br.


Nosso negócio é otimizar o seu!